
Comprasnet mudou o nome, agora é COMPRAS.GOV.BR
Desde a última sexta-feira (1°/10) o Comprasnet 4.0 mudou de nome.
Agora se chama Compras.gov.br. Além da mudança de nome, a principal novidade foi o aprimoramento da solução tecnológica, que agora permite aos operadores do pregão eletrônico (lado dos compradores públicos), o acesso de forma unificada à todas as funcionalidades do sistema.
Desde a publicação da Lei 14.133/2021 (Nova Lei Geral das Licitações), o governo federal vem trabalhando para suprir as carências regulatórias que o novo diploma legal exige.
Até o momento estavam disponíveis no portal de compras do governo, os sistemas para Elaboração dos Estudos Técnicos Preliminares (ETP Digital), e o de Procedimentos para a Cotação e Dispensa Eletrônica. Junta-se agora o Pregão Eletrônico formando o que constitui o módulo “Área de Trabalho – Governo”.
Esta melhoria na operacionalidade da ferramenta do Pregão Eletrônico é muito relevante, na medida que esta modalidade licitatória corresponde hoje, a mais de 99% das licitações produzidas pelo governo federal.
Outras funcionalidades lançadas neste ano:
- Estudo Técnico Preliminar ETP Digital
Nova versão desta funcionalidade com a inclusão das contratações de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC.
- Gestão de Riscos
Uma das novidades trazidas pela nova lei de licitações, a gestão dos riscos também foi comtemplada com um novo módulo, que possibilitará a mitigação dos riscos, de forma a reduzir o seu impacto nas contratações públicas.
- Dispensa Eletrônica
Uma rápida olhada neste instituto criado pela nova lei de licitações, veremos o quanto específico e detalhado este processo se tornou. Assim, a criação deste módulo contribuirá sobremaneira para orientar os compradores públicos na sua utilização.
Adv. Atilio Pinton Neto